terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Da Mesa das Crônicas, a Carta "Nada Como um Bom Começo"

Entre um dia abafado e um dia chuvoso, prefiro ficar em casa. Mas quando a fase é ruim, o dia é abafado e chuvoso. Já o ônibus não precisa de dia pra se definir: quente e cheio. Nunca falha. O que falha é a educação das pessoas dentro do ônibus. Bem, na verdade devo dizer que esta não falha: todos os dias comparece em qualquer lugar que eu não esteja. Precisão cirúrgica.

O caminho pode ser curto, mas exige um fone de ouvido. Só que na maioria das vezes ele me leva pra pensamentos distantes, mas com certeza melhores que um dia chuvoso e abafado. Se sua imaginação não é fértil, significa que tem uma vida muito fácil. O pobre sabe sonhar. Isso eu garanto.

Ah, verdade. Estava falando do meu caminho. Depois da Batalha das Termópilas urbanas (ou corredor polonês, ou qualquer eufemismo para “ônibus”) mais um pouco de caminhada. Chuva e bafo, mas pelo menos você conta com algum vento que possa existir no mundo externo e não no Corredor Polonês. Enfim o fim. O trabalho.

Claro, a única coisa de fim que tem no trabalho é o fim das suas esperanças. A pancadaria começa com você se limpando dos pingos na roupa e se deparando com o carinhoso bilhetinho do chefe. Obviamente ali tem uma lista generosa dos seus afazeres para imediatamente. Só passa a sensação de que ele não se lembra da listinha de ontem. Bom, abra seu email e comece a brincadeira.

A caixa de email é algo extremamente perigoso. Aqui uma dica: se você já recebeu a listinha do seu chefe, não entre no seu email. Inclusive já lanço a segunda dica: abra seu email.

Das 18 horas do dia anterior até 8 horas do dia atual você não deve ter recebido muita coisa. Apenas algumas respostas depois do expediente, um ou outro pedido. Tudo em ordem. Mas das 8h às 9h, outros Você estão começando a listinha que os chefes deles passaram. E nessa listinha tem email pra você, leitor. Sinto lhe informar.

Não foi fácil, eu sei. Chuva, calor, ônibus, listinha e email. Sem contar o sapato que ficou um pouco sujo por causa da chuva. E do café mal tomado. Pelo menos o tempo está passando e a hora do almoço está cada vez mais próxima. Tudo é questão de ponto de vista, tente ser positivo. Mentira. Acho isso uma bobagem. Dia ruim é dia ruim, fugir disso é ilusão. E, só pra avisar, você está atrasado.

Abrindo uma guia. E outra. E mais outra. Carreguem logo. Procurando aquela planilha companheira. Achamos. Isso, abra. Agora, cadê aquele arquivo que o chefe solicitou revisão? Eu que o fiz, deve estar certo. Ou devo ter errado. De novo. Bom, as guias abriram. Lendo email, preenchendo formulário, procurando relatório, “fala que não estou”, “não falei pra você não passar a ligação!?”, “Sim, já estou fazendo, chefe”, etc, etc e etc.

“Mas eu não terminei aquela planilha”

“Tudo bem, vou fazer”

Em algum tempo já deu 9h. Primeira vitória do dia. Agora vem aquele espaço de tempo interminável, quando você conta os segundos para o almoço. Sem mais digressões, corra.

“Terminei”. “O que ela quer?”. “Deixa eu correr que o chefe logo está aqui”. “Não vai dar tempo”. Escreva. Ligue. Corra.


“Acho que vou colocar uma musiquinha”. Péssima ideia. Chefe chegou e você estava esperando os 5 segundos para pular o anúncio do YouTube. Vá explicar isso pra ele...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão sujeitos à moderação. Restrição automática para comentários racistas, homofóbicos ou de qualquer matéria preconceituosa; insultos entre leitores ou para o autor; comentário que fira os direitos humanos.